GX Intercâmbio
Gostosuras ou travessuras? 10 curiosidades sobre o Halloween!

Dia 31 de outubro é Halloween!!! Um dos feriados mais tradicionais e super comemorados – com brincadeiras, doces e travessuras – nos Estados Unidos, a data também é festejada em outros países ao redor de todo o mundo, como Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda. Por aqui, a festança tem ganhado mais espaço nos últimos anos. O nosso Dia das Bruxas está ficando cada vez mais conhecido, com a cara de todos os que a gente sempre viu rolando lá nas gringas.

 

Nos lugares em que a data é tradição, é comum passar dias no preparo e nas expectativas para a confraternização. Tudo é programado nos mínimos detalhes: decoração, fantasia, maquiagem e doces – e estes não podem faltar, pois com certeza ao baterem na porta, os “terríveis” visitantes vão deixar apenas duas opções: oferecer doces ou aguentar as travessuras. É bom estar preparado!

 

Além desta brincadeira, acontecem festas a fantasia, contos de terror à beira da fogueira, jogos de adivinhação, visitas a locais mal-assombrados e tem até a turminha que se reúne para assistir filmes assustadores. Sem contar as ruas e casas que ficam decoradas com tudo o que tem a ver com o tema, de gato preto até lanternas de abóbora. Vai encarar?

 

Esta é uma das experiências culturais inesquecíveis para quem faz intercâmbio. E como estamos em outubro, selecionamos 10 curiosidades sobre o Halloween:

 

1. Origem

 

Pagã ou cristã? É difícil afirmar qual a real origem da celebração. O nome Halloween vem da expressão “All Hallow’s Eve”, que significa a “véspera de todos os santos”, comemorado antes da festa cristã do Dia de Todos os Santos – dedicado a lembrar dos santos e mártires. Mas há também tradições da festividade que a ligam diretamente ao festival celta Samhain – a celebração do fim da temporada de colheita. Este povo acreditava que nesta data a fronteira entre os vivos e mortos ficava vulnerável e, com isso, os mortos vinham assombrar. A solução para afastar os maus espíritos era utilizar máscaras e fantasias. Ou seja, tanto a origem cristã quanto à pagã remete aos mortos.

Aí está a relação com o Halloween que conhecemos!

 

2. Economia nos EUA


A tradição na comemoração do Halloween é tanta que o comércio fica bem aquecido. Nos Estados Unidos é o segundo feriado mais comercial, perdendo somente para o Natal. O tema serve de inspiração para vitrines, decoração de estabelecimentos, criação de pratos em restaurantes e por aí vai. Sem contar o lucro com preparativos do consumidor, que sai em busca de fantasias, guloseimas e artigos para “assustar” os visitantes indesejados. O envolvimento é tanto que anima a economia e assusta qualquer crise!

 

3. Fantasias


Tudo bem que o Halloween remete aos mortos, mas há quem veja isso de outra maneira. A maioria das fantasias são assustadoras, mas nos últimos tempos em meio aos trajes horripilantes surgiram outras opções. É possível encontrar princesas, animais e até super-heróis andando pelas ruas junto a vampiros, bruxas, caveiras, demônios e zumbis.

 

Muitos se inspiram em acontecimentos mundiais, tanto que este ano uma empresa criou a fantasia de Kylie Jenner grávida para o Halloween antes mesmo da irmã mais nova de Kim Kardashian confirmar a notícia. Quanta criatividade, não é mesmo?

 

4. Doces

 

Se você pretende ter um Halloween livre de travessuras esteja munido de doces! Isso mesmo! A qualquer momento algum “morto-vivo” vai bater à sua porta questionando sobre: doces ou travessuras! A primeira opção é a mais agradável, acredite!

 

5. Travessuras

 

Se a resposta for travessuras, esteja preparado para encontrar papel higiênico espalhado pela varanda, colado nos vidros da janela ou até mesmo no teto de algum ambiente externo; tomar um banho de spray de espuma colorida; atender inúmeras vezes a campainha sem ao menos ter alguém do outro lado; e levar um susto daqueles ao abrir a porta.

 

6. Medo

 

Embora seja uma celebração divertida, há quem queira distância. Existem pessoas que sofrem de Samhainophobia, resumindo: medo de Halloween. Não se trata de gostar da comemoração e sim de uma fobia que é diagnosticada clinicamente. Talvez seja pela ligação com os mortos…

 

O bom é que ela pode ser tratada com o acompanhamento psicológico, terapia, técnicas de relaxamento e medicação. Ou seja, nada de brincadeiras por aqui!4

 

7. Lendas

 

Doces ou Travessuras – Na Irlanda há uma lenda sobre que um homem que organizava uma procissão para conseguir oferendas de agricultores, com a promessa de que suas colheitas não seriam amaldiçoadas por demônios. Outra possível origem dos “doces ou travessuras”, é que os celtas acreditavam que para apaziguar espíritos malignos era necessário deixar comida para eles.

 

Lanternas de Abóbora – Também de origem irlandesa, a lenda de Stingy Jack deu origem às lanternas de abóboras. Numa certa noite de Halloween, Jack convidou o Diabo para beber. Depois de muita bebedeira, ele convenceu o demônio a se transformar em uma moeda para pagar a conta, mas ao invés disso, pregou a moeda em um crucifixo. Para se livrar, o Diabo fez um o acordo de nunca importunar Jack. Isso deu certo até que o Jack morreu e não foi aceito no céu e nem podia ficar no inferno, por causa do trato feito com o demônio. Então, Jack ficou solitário e perdido vagando por aí com uma lanterna oferecida pelo Diabo feita de nabo e carvão. Ao chegar na América, a tradição do nabo foi substituída pelas famosas e assustadoras abóboras.

 

8. Nos Estados Unidos

 

Como a festa é bem tradicional nos Estados Unidos, praticamente tudo o que citamos até agora acontece no Halloween americano. A celebração não é religiosa, é mais uma confraternização. Adultos e crianças saem nas ruas fantasiados para brincar e praticar o “trick or treat” – doce ou travessura. Geralmente, acontecem festas nas escolas, na comunidade e nos clubes, que ficam decorados com lanternas de abóboras, múmias, gatos pretos, tudo que remeta ao terror. Em algumas cidades acontecem exposições e concursos para eleger a abóbora mais assustadora ou criativa. Há também a brincadeira das maçãs, que ficam flutuando numa bacia de água e os participantes tentam pegá-las com os dentes.

 

9. No Mundo

 

A maioria dos países de língua inglesa comemoram o Halloween mais como uma confraternização mesmo, estilo Estados Unidos, mas em alguns lugares específicos a morte é comemorada com o feriado religioso em outras datas.

 

México – O primeiro dia do mês de novembro é dedicado ao “Dia dos Inocentes”, em memória de crianças mortas antes de serem batizadas. No dia 2 é o Dia de Los Muertos. Os familiares levam aos túmulos tudo o que o falecido mais gostava. Um dia antes parentes e amigos se reúnem para comer e beber. É comum a distribuição de caveiras doces feitos de chocolate, marzipã e açúcar.

 

Espanha – Assim como no Brasil no dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, seguido do de Finados, no dia 2. As pessoas prestam homenagem aos mortos levando flores aos túmulos.

 

Tailândia – A festa Phi Ta Khon é celebrada com música e desfiles, juntos levam a imagem de Buda. Eles acreditam que fantasmas e espíritos circulam dentre os homens.

 

Enfim, o Halloween já foi tão difundido pelo mundo que mesmo com a comemoração do Dia dos Mortos, os países acabam comemorando o Dia das Bruxas no dia 31. Como é o caso do Brasil.

 

10. No Brasil

 

O Halloween brasileiro segue o estilo do americano, mas numa proporção bem menor. Algumas escolas de inglês, clubes e grupos de amigos comemoram a data, com fantasias, maquiagens, filmes de terror e o famoso “doce ou travessura”. Há um impasse na comemoração do Dia das Bruxas nas escolas devido a um Projeto de Lei que instituiu o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, personagem do folclore brasileiro.

 

E lá pelas terras do Tio Sam, o pessoal já está a todo vapor para no final do mês soltar aquele grito preso na garganta: Happy Halloween!